Vários municípios do Paraná entraram em estágio de alerta nas últimas 24 horas, em virtude da umidade relativa do ar – quantidade de vapor de água na atmosfera – que oscilou entre 12% e 20% na maior parte das regiões. Esses índices podem ocasionar desconfortos e danos à saúde, já que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma variação entre 50% e 80%.

No extremo Noroeste Paranaense, regiões de Paranapoema, Diamante do Norte e Paranavaí, o índice na tarde de ontem ficou abaixo dos 12%, o que é considerado como estágio de emergência pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No decorrer desta terça-feira (18) poucas mudanças são previstas para o Estado do Paraná.

A aproximação de uma nova frente fria até aumenta a concentração de nuvens, principalmente entre as regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava, mas não há expectativa de chuva. Nos próximos dias o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mantém a condição para tempestades em praticamente todas as regiões e o tempo só deve mudar em definitivo no final do mês de Junho. Com relação as temperaturas, após a passagem deste novo sistema frontal a tendência será de um resfriamento mais acentuado. Já a partir da madrugada desta quarta-feira(19), já durante as tardes a temperatura vai seguir bem mais agradável e o ar bastante seco.

Em Dois Vizinhos, a estação mantida pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou ontem temperatura mínima de 14,2ºC e máxima de 27ºC. Para esta terça-feira (18), temperatura máxima prevista é de 27ºC novamente pela tarde e a mínima na próxima madrugada cai para 13ºC em Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Enéas Marques e Francisco Beltrão.

Informações: Agência de Olho no Tempo