Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2022
Rádios

Clima favorece e anima produtores de maçãs de Palmas

Pomares de Palmas entraram no último ciclo de colheita a cultivar Fuji

Agricultura

por Ivan Cezar Fochzato

56dbcca8-079a-4245-9bef-ed18debe9825
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Clima favorece e anima produtores de maçãs de Palmas

Produtores de maçã de Palmas iniciaram o ciclo de colheita da safra 2021/2022, com a cultivar Fuji e seus clones( Suprema, Standard, Mishima e Kiko). A atividade, normalmente, segue até o final do mês de abril. Conforme o Diretor Técnico da ABPM, o clima mais frio no período noturno vem favorecendo muito a qualidade dos frutos dessa variedade, principalmente, na coloração, melhorando o mercado e preço na classificação do fruto.

[Grupo RBJ de Comunicação] Clima favorece e anima produtores de maçãs de Palmas

Informou que os pomares de Palmas devem seguir a tendência de safra nacional, com queda de aproximadamente 30% no volume colhido. A queda foi ocasionada por fatores climáticos no ciclo desenvolvimento dos frutos, com excesso de chuva no período de florada e forte seca durante o crescimento dos frutos, que afetou drasticamente as cultivares precoces e a Gala. Por outro aspecto, a melhora na qualidade dos frutos da Fuji e diminuição da oferta serão benéficos para os produtores, que poderão ter maior renda. “Esse aumento de preço será importante para cobrir os custos ocasionados pela quebra de safra”, explicou.

No município a aposta é que o volume colhido neste ano alcance as nove mil toneladas, ante as 13 mil colhidas na safra passada. Em relação a venda, a perspectiva é de boa colocação no mercado, diferentemente, do ano passado que sobrou muita maçã nas câmaras frigoríficas, pela queda no poder aquisitivo da população e pelos programas de merenda escolar, que pela situação de pandemia não realizou ao longo do ano suas atividades presenciais. “Esse ano o quadro deve ser totalmente diferente”, salientou.

Publicidade