Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Clevelândia confirma primeiro caso de Chikungunya em 2025

Mulher de 67 anos, moradora do município, teria contraído o vírus em outra localidade.

Saúde

por Guilherme Zimermann

aedes_aegitpy
Aedes aegypti, popular "mosquito da dengue", também é o transmissor da Chikungunya
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, confirmou nesta segunda-feira (24), o primeiro caso de Chikungunya no município. A informação foi divulgada pelo secretário Rafael Barbosa e pela chefe de Epidemiologia, Luciana Zorzenon.

O caso é considerado importado, pois a paciente, uma mulher de 67 anos, teria contraído o vírus fora do município. Clevelândia registra, até o momento, cinco casos de dengue, sendo dois importados e três autóctones, contraídos no próprio município.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Chikungunya apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, náuseas, vermelhidão na pele, dores no corpo, que costumam surgir entre dois a 12 dias após a picada.

O setor de saúde reforça que a eliminação de pontos de água parada é a principal forma de prevenção. Boletim da Secretaria da Saúde do Paraná divulgado na última semana, informa 162 casos de Chikungunya neste ano em todo o Estado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade