Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de setembro de 2021
Rádios

Cidades precisam se preparar para a crise climática, avalia especialista

Crise climática vivenciada pela região, com períodos de estiagem e outros de chuva acima da média, precisa ser discutida

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

1504551735
Foto: Arquivo/PMP
Publicidade

A crise climática vivenciada pela região, com períodos de forte estiagem e outros de chuva acima da média, precisa ser discutida pelo poder público, voltando o planejamento das cidades às suas características naturais. A análise é da especialista em Soluções Baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Juliana Baladelli Ribeiro.

Em entrevista à Rádio Club de Palmas, ela pontua que as cidades foram construídas por cima de um ambiente natural e os reflexos desta ocupação, muitas vezes realizada sem planejamento, são percebidos até hoje. “As cidades se desenvolveram à margem dos rios e depois os esconderam, buscando em cursos d’água mais longínquos aquilo que seu berço não mais conseguia prover”, aponta.

Ela chama atenção para a crise climática, que tem como uma de suas principais consequências a alteração nos padrões de chuva, percebida por meio de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas ocorrendo com maior frequência e estiagens mais prolongadas.

Ela destaca que Palmas, por exemplo, passa por um momento essencial e extremamente propício para essa discussão, uma vez que está em andamento o processo de revisão do Plano Diretor Municipal. “Essa é uma excelente oportunidade para todos voltarem sua atenção para a cidade e ver como a natureza pode ajudar a cidade a se desenvolver melhor”, considera. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade