Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Ciclone afetou quase 15 mil pessoas em 70 municípios do Paraná

ClimaGeral

por Romeu Junior

vendaval pb
Publicidade

O mais recente boletim da Coordenadora Estadual da Defesa Civil, publicado nesta quinta-feira, (02) mostra que 70 municípios paranaenses foram atingidos pelo ciclone que passou pela região Sul do Brasil na última terça-feira (30). Ao todo, 14.392 pessoas afetadas. As chuvas e ventos fortes danificaram 3.469 residências e destruíram 18. Dez casas ficaram destruídas em Janiópolis, quatro em Morretes, duas em Antonina e uma Wenceslau Braz e em Rebouças. Também há registro de 11 pessoas feridas, nove em Ubiratã, uma em Piên e outra em Santa Lúcia, além de 30 pessoas enfermas.

O total de pessoas que ficaram desalojadas no Estado chega a 280, sendo que 250 continuam se refugiando em casas amigos ou parentes. Das 20 que precisaram ficar em abrigos públicos, 19 permanecem nesta situação. A queda de árvores e postes nas redes de energia chegou a afetar um milhão e 800 mil unidades consumidoras, o que representa 38% dos clientes da Copel. Até a manhã desta quinta-feira, 140 mil unidades consumidoras ainda estavam sem luz. A falta de energia também afetou o abastecimento de água, principalmente em Curitiba e Região Metropolitana.

De acordo com a Sanepar, um milhão e 100 mil residências ficaram desabastecidas. A normalização do abastecimento ocorre de forma gradativa nos pontos afetados e, por isso, o rodízio previamente programado para esta quinta-feira foi suspenso. A Coordenaria Estadual da Defesa Civil iniciou uma campanha para arrecadar produtos para as pessoas afetadas pelo temporal. Estão sendo arrecadados colchões, cobertores e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues em quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná.

Temporal no sudoeste:

Publicidade
Publicidade

Em Francisco Beltrão, de acordo com a Defesa Civil apenas três casas foram destelhadas na terça-feira quando a chuva acompanhada de fortes ventos também atingiu a região sudoeste. Quatro árvores de grande porte também caíram na região central e em alguns bairros da cidade mas não ocasionaram maiores transtornos.

Pato Branco também foi registrado quedas de árvores e galhos no centro e a cobertura de um posto de combustíveis na entrada da cidade (foto) assim como a queda de muitas árvores na PR 180 trecho que liga Francisco Beltrão a Dois Vizinhos. Em Clevelândia, segundo o Simepar os ventos chegaram a alcançar 120 km/h.  Apesar dos estragos não foram registrados maiores problemas na região sudoeste.

Publicidade