Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Chuvas em junho superam em três vezes a média da região

GeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Apesar de bem menor que o registrado nos municípios do Sudoeste do PR e Oeste de Santa Catarina, que enfrentam problemas com a enchente, a quantidade de chuva em Palmas, sul do Paraná, no mês de junho fechou com um volume três vezes superior à média histórica para o município, 150 milímetros. Nos últimos trinta dias a Estação do IAPAR anotou um acumulado de 490 milímetros no perímetro urbano. A precipitação nos primeiros quinze dias do mês foi de 177 milímetros, ficando os  mais de 300 milímetros distribuídos para a última quinzena do mês. No dia 27, foram 64.2 milímetros; dia 28, 91.6.  Já nas últimas 24 horas, oito milímetros.

Frio

[Grupo RBJ de Comunicação] Chuvas em junho superam em três vezes a média da região — mapa1_22942
mapa1_22942

Agora é a hora de o frio intenso voltar a ocupar o espaço da chuva na região. Nesta segunda-feira, no perímetro urbano de Palmas, os termômetros marcaram 5.2º C, com temperatura de relva de 3.6º. A temperatura aparente, por conta da velocidade do vento, variou entre 2 e 3º Celsius, no período. O ar frio deve progredir trazendo uma madrugada de terça-feira de muito frio ao Paraná.

Publicidade
Publicidade

Há condição para formação de geadas significativas em várias regiões. Na projeção do Climaterra para a região de Palmas, as mínimas deverão variar de -4/-2ºC na terça-feira. Para a quarta-feira, a previsão é de  -1/1, º C, variando de acordo com a altitude.

Publicidade