Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
09 de fevereiro de 2025
Rádios
Publicidade

Chopinzinho realiza campanha Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase

Quanto mais cedo a doença for identificada, menores serão as chances de complicações

Saúde

por Edson Zuconelli

posto-central
Foto: Assessoria da Prefeitura.
Publicidade

Durante o mês de janeiro, as Unidades de Saúde de Chopinzinho promovem a campanha Janeiro Roxo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença infecciosa e crônica que pode causar sérias complicações se não tratada adequadamente.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta a pele e os nervos, podendo levar a incapacidades permanentes. Apesar de ser contagiosa, o tratamento adequado elimina o risco de transmissão e permite a recuperação total do paciente.

Sintomas da hanseníase:

  • Manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou acastanhadas na pele;
  • Perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
  • Caroços e placas na pele;
  • Diminuição da força muscular.

Como ocorre a transmissão:

A doença é transmitida por meio das vias aéreas superiores, como espirros, tosse ou fala, de pessoas com a forma infectante da hanseníase que não estão em tratamento.

Tratamento e prevenção:

O tratamento é gratuito, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo a doença for identificada, menores serão as chances de complicações.

Em Chopinzinho, atualmente, cinco casos da doença estão em tratamento. A campanha Janeiro Roxo busca informar a comunidade sobre os sinais e sintomas da hanseníase, incentivando a busca por atendimento médico em casos suspeitos.

A população pode procurar as Unidades de Saúde para mais informações, exames e orientações, contribuindo para a prevenção e controle da doença no município.

Publicidade
Publicidade
Publicidade