Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Centro de Zoonoses de Francisco Beltrão retoma castrações e reforça atendimento a cães de rua

Após uma pausa nos procedimentos cirúrgicos, o serviço voltou a ser realizado na segunda-feira (24)

Saúde

por Patrick Rodrigues

20250327_082824
Publicidade

O Centro de Zoonoses de Francisco Beltrão retomou esta semana os procedimentos cirúrgicos, com prioridade para a castração de cães de rua e animais resgatados. A informação foi confirmada pelo médico veterinário responsável pelo setor, Dr. Luiz Carlos Tourinho, em entrevista à Rádio OndaSul FM.

Após uma pausa nos procedimentos cirúrgicos, o serviço voltou a ser realizado na segunda-feira (24), com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Dr. Tourinho, a principal meta neste momento é estabilizar a população de cães sem tutores.

“A gente quer ver se, com esse esforço, conseguimos reduzir ainda mais a quantidade de cães de rua. Mas, para isso, precisamos da colaboração das pessoas no pós-operatório. O Centro de Zoonoses não tem estrutura para manter os animais internados por vários dias, então estamos priorizando casos em que há um responsável para cuidar do cão após a cirurgia”, explicou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Centro de Zoonoses de Francisco Beltrão retoma castrações e reforça atendimento a cães de rua

Além da castração, os cães atendidos pelo centro recebem microchipagem, vacinação, vermífugo e tratamento contra pulgas e carrapatos.

Caso de cão atropelado mobiliza população

Durante a entrevista, Dr. Tourinho também comentou um caso que ganhou repercussão na cidade nesta semana: um cão atropelado em frente à Unipar. O acidente ocorreu fora do horário de funcionamento do Centro de Zoonoses, e o animal foi levado a uma clínica conveniada para atendimento.

“O atropelamento aconteceu à noite, e a pessoa responsável pelo acidente fugiu do local. O cão foi socorrido, está sendo acompanhado, e já há uma mobilização para sua adoção. No entanto, o prognóstico é reservado, pois há suspeita de uma lesão na coluna”, relatou o veterinário.

A retomada das castrações e o trabalho do Centro de Zoonoses são fundamentais para o controle populacional e o bem-estar dos animais em Francisco Beltrão. A equipe reforça a importância do comprometimento da população no cuidado com os cães comunitários, garantindo que, após o procedimento, recebam os cuidados necessários para a recuperação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade