“Celebrar e Orar”, foi tema de formação do Ministério de Catequistas
Assessoria dos Padres Antonio Eduardo e Vagner Raitz.
GeralReligião
por Luiz Carlos

O itinerário formativo para o Ministério de Catequistas da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão chega em sua terceira etapa. O encontro ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), com o tema central “Celebrar e Orar”. Sob a coordenação de Ir. Rosa Maria Masiero (Coordenadora Diocesana da Catequese), o encontro teve as assessoria dos Padres Antonio Eduardo P. P. Oliveira (Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica), com o tema “Celebrar”; dando continuidade à formação, o Pe. Vagner José Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora) trabalhou a temática “Orar”.
Divulgou Ir. Rosa que a instituição do Ministério dos catequistas acontecerá no dia 31 de agosto de 2025, na celebração do Jubileu do Catequista.
![[Grupo RBJ de Comunicação] “Celebrar e Orar”, foi tema de formação do Ministério de Catequistas](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/5-1-scaled.jpg)
Para Soeli Piva – Paróquia São Roque – Coronel Vivida – o momento formativo vai enriquecendo o conhecimento dentro da missão de evangelizar: “Estamos revendo algo do início do que cremos sobre a liturgia e a catequese, que nunca devem se separar, sempre andar juntas”.
Sheila Oro Dariva – Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção – Itapejara D’Oeste, salientou que é uma grande riqueza participar dos momentos formativos: “Aqui estamos aprendendo muito, por meio do Pe. Antonio, desde as primeiras comunidades cristãs, em uma caminhada enquanto Igreja e assim resgatamos e atualizamos nossa história”.
![[Grupo RBJ de Comunicação] “Celebrar e Orar”, foi tema de formação do Ministério de Catequistas](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/7-scaled.jpg)
O Pe. Antonio, em sua explanação, aprofundou os modelos catequéticos ao longo da história da Igreja – o catecumenal e o doutrinal: “Para chegarmos ao modelo catequético que a Igreja deseja hoje e que responde aos desafios do tempo presente”.