CEEBJA celebra 40 anos mudando vidas e abre matrículas para novos alunos em Beltrão
Instituição homenageada pelos vereadores oferece ensino gratuito para jovens e adultos
Educação e Cultura
por Deise Bach
O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Francisco Beltrão completa 40 anos de atuação em 2026 celebrando uma trajetória marcada pela inclusão, oportunidades e transformação social. Recentemente, a instituição recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores, aprovada por unanimidade, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de quatro décadas na formação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular.
O momento de comemoração também coincide com uma nova fase da instituição, que passou a atender em uma nova sede localizada na região central da cidade, junto ao Colégio Suplicy. O espaço conta com estrutura adequada para receber os estudantes, incluindo salas de aula, quadra esportiva e atendimento voltado às necessidades de quem concilia trabalho e estudo.
Durante entrevista à Rádio Onda Sul FM, a diretora Cássia Zancan destacou que o CEEBJA está com matrículas abertas para o segundo semestre e atende atualmente cerca de 400 alunos. A instituição oferece Ensino Fundamental para pessoas com idade mínima de 15 anos e Ensino Médio para maiores de 18 anos, tanto na modalidade presencial quanto na Educação a Distância (EAD).
Um dos diferenciais apontados pela direção é o acolhimento oferecido aos estudantes. No período noturno, por exemplo, os alunos recebem jantar antes das aulas, enquanto no período da tarde são disponibilizados lanches. O objetivo é facilitar a permanência dos estudantes e garantir melhores condições de aprendizagem.
Segundo a diretora, a procura pela educação de jovens e adultos envolve diferentes histórias de vida. Há quem busque concluir os estudos para conquistar novas oportunidades profissionais, participar de concursos públicos ou atender exigências do mercado de trabalho. Também há pessoas que retornam à sala de aula em busca de autonomia e realização pessoal.
Além de atender moradores de Francisco Beltrão, o CEEBJA mantém parcerias com municípios da região e recebe alunos estrangeiros interessados em aprender a língua portuguesa e ampliar suas oportunidades no Brasil.
Os interessados em realizar a matrícula podem procurar a secretaria da escola com documentos pessoais e comprovantes de escolaridade, quando disponíveis. A equipe também auxilia na localização de históricos escolares e demais documentos necessários.
A entrevista completa com a diretora Cássia Zancan pode ser conferida no vídeo disponível ao final desta matéria.