Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Catequese Batismal: um novo jeito de evangelizar pais e padrinhos

Na Solenidade da Anunciação do Senhor, catequistas da Pastoral do Batismo participaram de uma formação on-line!

GeralReligião

por Luiz Carlos

5
Publicidade

Na noite de terça-feira, 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, realizou-se, de modo on-line, um momento formativo para os catequistas da Pastoral do Batismo de toda a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. O encontro foi coordenado pelo Pe. Vagner José Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), contou com a palavra de acolhida e motivação de Dom Edgar Xavier Ertl e foi assessorado pelo Pe. Antonio Eduardo P.P. Oliveira (Assessor Diocesano da Pastoral do Batismo e da Pastoral Litúrgica), que abordou o tema: “A Catequese Batismal na dinâmica evangelizadora da Igreja, Casa da Iniciação à Vida Cristã”.
[Grupo RBJ de Comunicação] Catequese Batismal: um novo jeito de evangelizar pais e padrinhos
Evidenciou Pe. Antônio que “a primeira palavra é sempre de gratidão por tudo o que se realizou e se realiza na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão em vista da preparação batismal, todavia, novos tempos exigem novas respostas e então se faz necessário abandonar estruturas que não respondem mais à transmissão da fé e aderir a novos caminhos para a evangelização”.
Desde 2018, em Conselho Diocesano de Pastoral, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão sentiu a necessidade de rever a metodologia de preparação dos pais e padrinhos do Batismo e optou prioritariamente pela catequese aos pais e padrinhos, uma catequese personalizada, superando os chamados “cursos de Batismo” que se realizavam com um grande grupo de pessoas e por vezes num único dia.
[Grupo RBJ de Comunicação] Catequese Batismal: um novo jeito de evangelizar pais e padrinhos
A reflexão do Pe. Antonio teve como ícone bíblico o cego Bartimeu apresentado no capítulo 10 do Evangelho de Marcos. Salientou que: “assim como o cego Bartimeu que curado da cegueira segue Jesus no caminho, os catequistas da Pastoral Batismal, que se dispõe ao discipulado, devem ser portadores da luz que é Jesus, devem ser semeadores da boa notícia do Evangelho, sem preocupações com a colheita”.
A todos os catequistas da Pastoral Batismal, gratidão pela missão realizada e que não lhes falte a força do Espírito de Deus, a coragem e a criatividade na proposta de novas metodologias no processo de evangelização.

Encontros presenciais nos Decantos em 2025
Com o tema “a Mistagogia da Celebração do Batismo de Crianças”, nos decanatos estão previstos encontros de formação.
29 de abril – 19h30 – Decanato de Palmas.
06 de maio – 19h30 – Decanato de São João.
24 de junho – 19h30 – Decanato de Pato Branco.
29 de julho – 19h30 – Decanato de Francisco Beltrão.
12 de agosto – 19h30 – Decanato de Barracão.
09 de setembro – 19h30 – Decanato de Realeza.
14 de outubro – 19h30 – Decanato de Dois Vizinhos.

No dia 18 de novembro de 2025, às 19h30, de modo online, está previsto um encontro com todos os catequistas da Pastoral Batismal da Diocese para tratar das “modalidades de preparação para pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo a partir do subsídio diocesano e da novena em preparação ao Batismo proposta pela CNBB”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade