Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de abril de 2024
Rádios

Campanha de descarte de lixo eletrônico coleta quase 4 toneladas em Chopinzinho

Todos os materiais e componentes serão separados e destinados para a reciclagem.

Geral

por Edson Zuconelli

lixo eletrônico.
Foto: Assessoria.
Publicidade

Cada lixo tem sua destinação correta e o lixo eletrônico não é diferente. Por ter materiais altamente contaminantes quando descartados incorretamente na natureza, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente, promoveu na última semana uma intensificação na coleta de eletrônicos. No total, foram recolhidos 3,8 toneladas de aparelhos.

Todos os materiais e componentes serão separados e destinados para a reciclagem. A destinação foi feita em parceria com a empresa Beltrão Solução Ambiental, que possui equipamentos especializados para coleta dos materiais tóxicos presentes. Foi possível descartar todos os tipos de eletrônicos, como fornos, rádios, aparelhos de som e computadores, mas o que mais apareceu foram os televisores de tubo. No período, mais de 100 pessoas participaram.

A coleta de lixo eletrônico segue aberta durante o ano inteiro, e deve ser feita diretamente na Secretaria. Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública. “Ao destinar os resíduos a uma empresa especializada e responsável, garantimos um reaproveitamento de materiais que seriam descartados e a economia de extração de novos recursos naturais”, salienta a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Suelen Battistuz. (Fonte: Assessoria).

Publicidade