Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Câmara de Palmas sugere que prefeito integre consórcio para compra de vacinas

Presidente do Legislativo encaminhou ofício ao prefeito colocando a Casa à disposição para votar projeto nesse sentido.

Saúde

por Guilherme Zimermann

normal_vacina_covid_quatro_pontes_4
Foto: Jonathan Campos/AEN
Publicidade

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra de vacina contra a Covid-19 por estados e municípios. O Senado também aprovou proposta com esta finalidade, caso o governo federal não adquira doses suficientes para vacinar a população.

Municípios de diferentes regiões do país estão se mobilizando para a aquisição de doses por meio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o que na avaliação de muitos pode contribuir para que tenham maior sucesso na compra.

A Frente Nacional de Prefeitos reúne cidades que têm mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas. O prazo para que os municípios manifestem interesse em aderir esse consórcio termina nesta sexta-feira (05).

A Câmara de Vereadores de Palmas, através de seu presidente, José Maria Filho (MDB), encaminhou ofício à prefeitura municipal, informando que está à disposição para receber e votar com máxima urgência, projeto de lei que autorize o município a integrar esse consórcio nacional para a aquisição de imunizantes. O presidente do Legislativo destaca que a intenção é apoiar o município e agilizar a imunização para o maior número de palmenses. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Na região Sudoeste, a Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) emitiu documento nesta semana, citando que poderá negociar com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) a aquisição dos imunizantes por meio do Consórcio Paraná, que já é utilizado para a compra de medicamentos, sendo a forma mais viável de adquirir os imunizantes.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (03), quando anunciou que o comércio não essencial seguirá fechado até segunda-feira (08), o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou (PSD), falou sobre a compra de vacinas.

Questionado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, o chefe do Executivo considerou que a formalização de consórcios é positiva. Porém, argumentou que, neste momento, não há disponibilidade de vacinas no mercado. Além disso, pontuou sobre a qualidade dos imunizantes que poderão ser adquiridos. “Eu não quero comprar só para dizer que comprou, eu não quero água com açúcar, eu não sei o que vem dentro dos frascos”, disse.

Publicidade
Publicidade

No entanto, salientou que deverá aguardar a “solidificação” dos consórcios para a compra dos imunizantes, informando que o município dispõe de dinheiro em caixa para tal finalidade. Ouça no player abaixo:

Publicidade