Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de fevereiro de 2026
Rádios
Publicidade

Câmara aprova criação da Secretaria de Segurança Pública em Francisco Beltrão

Projeto do Executivo foi aprovado em sessão extraordinária e reorganiza a estrutura administrativa do município

Política

por Deise Bach

IMG-20251219-WA0055
Publicidade

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aprovou, em votação única, o projeto de lei do Executivo que cria a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. A decisão ocorreu em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19), no município de Francisco Beltrão.

A criação da nova pasta atende a uma demanda do Legislativo e foi debatida em audiência pública, que contou com apoio dos participantes. O projeto faz parte de uma reorganização da estrutura administrativa da prefeitura.

Durante a discussão, o vereador Oberdan Saretta afirmou que o crescimento da cidade justifica uma estrutura específica para a área. Segundo ele, com mais de 100 mil habitantes, as demandas aumentaram e exigem atenção exclusiva do poder público para a segurança.

Estrutura da nova secretaria

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública será composta pelo Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Defesa Civil, Departamento de Segurança Patrimonial e de Apoio Técnico e Departamento de Inteligência. Após a sanção da lei pelo Executivo, a implantação prática da nova pasta está prevista para o início de 2026.

O projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis e 3 contrários. Os vereadores Emanuel Venzo, Mara Fornazari Urbano e Marcos Folador votaram contra. Eles afirmaram ser favoráveis à criação da secretaria, mas justificaram o voto contrário pelo fato de o projeto prever a criação de cargos em outras secretarias, o que, segundo eles, pode gerar aumento de despesas. O vereador Silmar Gallina não participou da sessão por cumprir agenda em Brasília.

Outras mudanças administrativas

A lei aprovada também cria a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que reunirá as atuais secretarias de Planejamento e de Infraestrutura Urbana, com o objetivo de racionalizar processos e ampliar a capacidade de execução.

Outra novidade é a instituição do Departamento de Iluminação Pública, responsável pelo planejamento, execução e fiscalização do sistema, incluindo a gestão de contratos e ações de eficiência energética.

Na área de inovação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação passa a contar com dois novos departamentos: Tecnologia e Ciência e Inovação, voltados à digitalização de processos e à governança tecnológica.

Com a aprovação do projeto, a Câmara entra em recesso até o dia 9 de janeiro, quando as atividades legislativas e o atendimento ao público serão retomados normalmente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade