Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de janeiro de 2025
Rádios
Publicidade

Café ACEFB destaca recuperação fiscal empresarial com Marcos Rodrigo Faria

Nosso objetivo é garantir que as empresas possam retomar esses valores para seu caixa

Economia

por Patrick Rodrigues

20240709_085235
Publicidade

Na manhã desta terça-feira, 09 de julho, a Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) sediou mais uma edição do Café ACEFB, com a palestra “Recuperação Fiscal Empresarial”, ministrada por Marcos Rodrigo Faria, representante do Tax Group, empresa renomada em consultoria tributária.

Durante a apresentação, Marcos Rodrigo Faria abordou o complexo cenário fiscal brasileiro, enfatizando as frequentes alterações na legislação, que chegam a uma média de 55 mudanças por dia útil. Faria destacou a importância de olhar para a área fiscal e tributária não apenas como um custo, mas também como uma oportunidade estratégica para aumentar a competitividade e rentabilidade das empresas.

Em entrevista à Rádio OndaSul FM, Faria detalhou o método TEX, uma ferramenta utilizada pelo Tax Group para revisar dados fiscais passados e planejar o futuro tributário das empresas. “Hoje, o TEX Group é uma das principais empresas do país na área de consultoria, realizando projetos que ajustam o passado e planejam o futuro das empresas”, explicou.

Ele ressaltou a importância de ver a área tributária como uma fonte de receita, afirmando que muitos empresários ainda a percebem apenas como um custo, o que pode resultar em perda de competitividade. Faria também mencionou que a recuperação fiscal não é exclusiva para grandes empresas; pequenas e médias empresas também são impactadas e podem se beneficiar significativamente.

“O Tax Group atende desde empresas do Simples Nacional até grandes corporações. Identificamos frequentemente erros de parametrização sistêmica que resultam em contribuições incorretas. Nossa metodologia permite reprocessar dados fiscais e assegurar que as contribuições estejam em conformidade com a legislação vigente”, explicou Faria.

Ele destacou ainda que tanto no âmbito estadual quanto municipal, as constantes mudanças nas leis fiscais exigem que os sistemas das empresas estejam sempre atualizados. “A falta de atualização pode levar à perda de créditos tributários. Com nossa tecnologia, conseguimos evidenciar essas inconsistências e proporcionar segurança ao empresário na recuperação de valores indevidamente pagos”, afirmou.

Finalizando a entrevista, Faria reforçou que o contribuinte tem o direito, conforme a Constituição, de reaver valores pagos incorretamente. “Nosso objetivo é garantir que as empresas possam retomar esses valores para seu caixa, conforme previsto no artigo 15, inciso 4, da Constituição.”

O evento foi uma oportunidade valiosa para os empresários de Francisco Beltrão entenderem a importância da gestão fiscal estratégica e como podem transformar desafios tributários em oportunidades de crescimento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade