Beneficiários do Bolsa Família são orientados sobre atualização de cadastro biométrico
Responsáveis familiares do Bolsa Família têm até 31 de dezembro para cadastrar impressões digitais.
Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmas está orientando os beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) a regularizarem a identificação biométrica em documentos oficiais. A medida faz parte das novas regras do Governo Federal para evitar fraudes em programas sociais.
Em entrevista à Rádio Club, a coordenadora do Cadastro Único, Daniela Toldo, explicou que os responsáveis familiares do Bolsa Família têm até 31 de dezembro deste ano para possuir um documento oficial com biometria. Atualmente, são aceitos documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de eleitor e a carteira de identidade.
Segundo ela, a partir de 2027 o Governo Federal deverá restringir a exigência à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será o único documento aceito até 2028. Daniela reforça que a biometria precisa estar vinculada a um documento oficial. O cadastro da impressão digital realizado em instituições bancárias, por exemplo, não é aceito.
Ela alerta que, após o prazo estabelecido, quem não regularizar a situação poderá sofrer bloqueio, suspensão ou até cancelamento do Bolsa Família. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a exigência da biometria já está valendo. Beneficiários que ainda não possuem um documento biométrico regularizado podem ter o pagamento bloqueado, e a identificação biométrica também passou a ser obrigatória para novos pedidos do benefício.
A coordenadora do Cadastro Único explica que o objetivo é garantir que nenhuma família perca o benefício por falta de informação. Ela orienta que os responsáveis procurem emitir ou atualizar um documento oficial com biometria ainda este ano, evitando problemas quando a nova regra passar a ser aplicada.