Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de abril de 2024
Rádios

Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação

Geral

por Edson Zuconelli

f0724972-ddd6-4177-9173-e006b1b707e2 – Copia
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação — Foto: Polícia Militar.
Foto: Polícia Militar.

 

Com uma década de atuação em todo o estado, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) homenageou na segunda-feira (19) os policiais militares e as pessoas da comunidade que participaram da evolução e amadurecimento das atividades de policiamento preventivo feito pela unidade.

Foram entregues medalhas e uma moeda comemorativa ao aniversário de dez anos do batalhão. A família do criador da unidade, ex-comandante Geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira, foi honrada e recebeu um mimo durante a solenidade.

O Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Elio de Oliveira Manoel, representou o Governador Beto Richa e ressaltou que a ação preventiva feita pela unidade faz a diferença e auxilia na redução da criminalidade a médio e longo prazo. Ele foi o primeiro Subcomandante do BPEC em 2008. “É uma atuação exemplar e acima da média que contribui para a redução de todos os índices criminais para que o Paraná possa ser considerado hoje um dos estados mais seguros da Federação”, disse.

Publicidade
Publicidade

O Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, foi palco da festa que teve a presença de oficiais e praças do BPEC, de outras unidades operacionais e de seções administrativas, bem como militares estaduais da reserva remunerada, ex-comandantes e pessoas da sociedade civil organizada que desenvolvem atividades em parceria com a Polícia Militar e a comunidade escolar.

Um dos destaques no evento foi a homenagem à família do ex-Comandante-Geral da PM, coronel Anselmo José de Oliveira. O pai, a irmã e a viúva do oficial receberam o carinho e a consideração do Comando-Geral da PM e do BPEC em reconhecimento a atuação do falecido coronel em prol de uma Polícia Militar mais comunitária. “É uma satisfação estar aqui porque a Patrulha Escolar foi um trabalho dele e foi um projeto maravilhoso que ajudou na segurança das crianças e dos professores”, disse José Marques de Oliveira, pai do coronel Anselmo.

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, a parceria com a Secretaria de Educação nas ações preventivas escolares aponta para um futuro promissor aos jovens para que se insiram na sociedade com valores que elevam o direito da dignidade da pessoa humana. “São 10 anos de um batalhão que começou há praticamente 18 anos e se consolidou por um legado de um visionário e idealista que era o coronel Anselmo, para que tivéssemos esta inserção junto à comunidade escolar”, avalia.

À frente do Batalhão Escolar há quatro anos, o tenente-coronel Ronaldo de Abreu credita o sucesso da unidade a parceira com as escolas e colégios, bem como o desejo dos policiais militares em abraçar o conhecimento e a filosofia de polícia comunitária em busca de uma sociedade melhor. “Além disso, a dedicação do policial militar que recepciona a filosofia de patrulha escolar comunitária e consegue operacionalizar e disponibilizar essas informações fazem com que a sociedade paranaense seja mais humana e mais justa”, acrescenta.

Publicidade
Publicidade

A Superintendente de Educação da Secretaria de Estado de Educação, Inês Carneletto, elogiou a parceira com a Polícia Militar. “Queremos agradecer o BPEC por este trabalho constante de extrema relevância que é feito não só dentro das escolas, mas também nos arredores fazendo orientações e conciliações”, disse.

HOMENAGENS – Durante a solenidade houve a entrega de condecorações a policiais militares e cidadãos que auxiliaram no crescimento do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e não mediram esforços para aperfeiçoar ainda mais a atuação da unidade no âmbito escolar. A Coordenadora da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação, professora e advogada Margarete Maria Lemes, foi uma das agraciadas com a Moeda Comemorativa de 10 anos do BPEC. Ela, juntamente com o coronel Anselmo, idealizaram a formalização da Patrulha Escolar, uma modalidade de policiamento criada em 1994, em uma estrutura de batalhão com alcance em todo o Paraná.

Medalha de Mérito do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência/ PROERD, da Polícia Militar do Paraná:

[Grupo RBJ de Comunicação] Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação — Cabo Claricéia Mafioletti Cevero. Foto: Arquivo pessoal.
Cabo Claricéia Mafioletti Cevero. Foto: Arquivo pessoal.

A Cabo Claricéia Mafioletti Cevero, que atua no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC, em Chopinzinho, Coronel Vivida, Mangueirinha e Honório Serpa, recebeu nesta segunda-feira (19 de março) no Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Paraná, a Medalha de Honra ao Mérito do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – Proerd, pelo serviço prestado à sociedade do Paraná.

Publicidade
Publicidade

Nesses seis anos de atuação foram mais de 5.500 crianças e adolescente atendidas pela Cabo Claricéia. “Através do nosso trabalho fazemos a diferença e vemos as crianças passaram pelas nossas mãos e depois evoluem. Temos uma hora por semana para fazer com que as nossas crianças sejam melhores, onde no resto do tempo ficam expostas a situações de risco com drogas, então temos que fazer a diferença na vida deles. É gratificante poder colaborar com um futuro melhor para a nossa sociedade, renova os ânimos e dá mais força pra continuar nessa árdua missão.” Salienta Cabo Claricéia.

Fotos: Cabo Claricéia Mafioletti Cevero.

  • [Grupo RBJ de Comunicação] Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação

  • [Grupo RBJ de Comunicação] Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação

  • [Grupo RBJ de Comunicação] Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária comemora 10 anos de atuação

Publicidade