Baixa adesão preocupa e Palmas amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
Imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Saúde
A baixa procura pela vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) entre adolescentes de 15 a 19 anos tem preocupado autoridades de saúde. Em Palmas, Sul do Paraná, o setor de saúde está buscando meios de ampliar a imunização nesta faixa etária.
Desde março, quando a campanha foi iniciada, pouco mais de 1% dos 216 mil jovens dessa faixa etária foram imunizados em todo o Estado. A baixa adesão pode comprometer o controle e a redução dos casos de câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte entre mulheres brasileiras, além de outros tipos de câncer relacionados ao vírus.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Palmas, Lucimary Costa, reforça que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Ela lembra que, além do câncer de colo de útero, a vacina também reduzir a incidência de câncer colorretal em meninos, reforçando a importância dos adolescentes do sexo masculino também se vacinarem. A orientação é para que pais e responsáveis procurem as unidades com a documentação do adolescente para atualização da carteira vacinal.