Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
15 de janeiro de 2025
Rádios
Publicidade

Avicultura de Chopinzinho rende mais de R$ 230 milhões em 2023

Juliana Jackoski, presidente da ASMAC, falou sobre a atividade no município

Agricultura

por Edson Zuconelli

juliana asmac
Foto: Edson Zuconelli/Extra FM.
Publicidade

Chopinzinho mais uma vez foi destaque no setor da avicultura que rendeu R$ 235,4 milhões para o município em 2023, de acordo com os dados do Deral.

Na manhã desta terça-feira (27), em entrevista a Extra FM, Juliana Jackoski, presidente da ASMAC – Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho, ressaltou a importância da avicultura na contribuição com o PIB do município, que conta hoje com cerca de 80 produtores de frango de corte. “O que a gente vem falando a anos sobre a avicultura, sobre o frango de Chopinzinho que mais uma vez se consagra, sendo uma das principais remunerações ligadas ao PIB do município, junto com outras produções, mas, o frango é disparado e para nós é um grande orgulho”, salienta Jackoski.

Ainda de acordo com Juliana, apesar dos números positivos de 2023, os produtores ainda enfrentam dificuldades relacionadas aos custos de produção. “A avicultura é um setor que está sendo muito crucificado pela questão dos custos, nós vemos que diminuiu muito a demanda em nosso município, as pessoas pararam de investir, não por falta de interesse ou capacidade, mas pelo valor do investimento, pelos juros e pelos custos de produção que está cada vez mais apertado e se o produtor não tiver outra fonte de renda é difícil pagar o investimento, isso nos preocupa muito por que nós produtores estamos sempre no vermelho”, destaca Juliana.

Nesta quarta-feira (28), é celebrado o dia do avicultor, e Juliana destaca que mesmo com as dificuldades os produtores devem sentir orgulho da atividade. Hoje a ASMAC conta com 65 produtores associados que representam as três integradoras Vibra, BRF e Coasul.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Publicidade
Publicidade
Publicidade