Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2021
Rádios

Autorizado estudo arqueológico em área de construção de PCH em Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

pchaltochopim
Publicidade

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) expediu autorização para avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Alto Chopim, projetada construção entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares.

Projeto iniciado em 2000 pelas empresas Brascan Energética e Trix Engenharia, atualmente está sob responsabilidade da Dalba Engenharia e Empreendimentos.

A Pequena Central Hidrelétrica, com potência de 20,3 MW (Megawatts), será instalada entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, no km 339 do curso do rio Chopim. A instalação consistirá na construção de uma barragem de 12 metros de altura e 460 metros de extensão, um canal de adução de 4430 metros de extensão, um conduto forçado de 170 metros e uma casa de força, situada no município palmense.

O barramento resultará na formação de um reservatório de 249,8 hectares, que será circundado por uma APP (Área de Preservação Permanente) de 70 metros. Sendo assim, a área diretamente afetada da PCH será de 256,86 ha, acrescida de uma área de influência direta de 50 metros.

Publicidade