Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de janeiro de 2025
Rádios
Publicidade

Ausências em lista de exonerações dão indicativos de continuidade na nova gestão da prefeitura de Palmas

Cinco nomes não constam nas portarias publicadas pelo prefeito Kosmos nesta quinta-feira (5).

Política

por Guilherme Zimermann

transicao
Luiz Ziguer (à esquerda) e Candice de Carvalho podem seguir no novo governo (Foto: Arquivo/Prefeitura de Palmas)
Publicidade

A ausência de cinco nomes do primeiro escalão da prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, nas portarias de exonerações publicadas nesta quinta-feira (5), dão indícios de continuidade no governo Daniel Langaro (PSD), que tem inicio no dia 1º de janeiro de 2025.

Prefeito de Palmas dá inicio à exoneração de comissionados

Até o momento, o prefeito eleito não fez qualquer menção pública a respeito de sua equipe de governo. Porém, já há três nomes certos: Jean Carlo Valduga, Sindy Luciane Lago e Thiago dos Santos Oliveira, que fazem parte da equipe de transição indicada por Langaro.

Das exonerações publicadas pelo prefeito Kosmos nesta quinta-feira, cinco nomes que ocupam cargos em comissão, não estão listados, indicando que podem, eventualmente, continuar no próximo governo.

Um deles é o do atual secretário de agricultura, Ivanir Dalanhol. Concorrente ao cargo de vereador nas eleições deste ano, com uma expressiva votação, mas não eleito, foi nomeado para a Secretaria pouco depois do pleito em que apoiou Langaro, devendo permanecer na função.

Servidor efetivo, Luiz Ziguer de Almeida atua em cargos de direção desde o inicio do governo Kosmos, em 2017, sendo atualmente o Secretário de Administração. Trabalhou efetivamente na campanha de Langaro e é um dos nomes que não constam nas exonerações.

Secretário municipal desde o primeiro dia de 2017, Felipe Zanoello, gestor da pasta do Desenvolvimento Econômico, nome especulado como um possível candidato à prefeitura neste ano, também deve seguir na administração em 2025.

A Procuradora-Geral do município, Candice de Carvalho, atua na função desde 2020 e pode permanecer no cargo, um dos principais na assessoria do prefeito municipal. O nome da Secretária Municipal de Saúde, Marília Forest, também ficou, até o momento, fora da lista de exonerações. Servidora de carreira, foi nomeada para o cargo em setembro do ano passado.

Outros nomes também circulam como futuros integrantes da equipe de governo do novo prefeito de Palmas. O vereador Marcos Gomes (Cidadania), reeleito em 2024, é dado como presença certa no gabinete. Nome forte da campanha e conhecido pela capacidade de articulação, é considerado uma peça importante para o novo governo.

Companheiro de primeira ordem de Langaro, desde a sua primeira disputa eleitoral, em 2016, Edilson Taques de Siqueira também é posto para ocupar alguma das secretarias. Professor de Educação Física e com atuação do setor rural, foi candidato a deputado estadual em 2022, pelo PL (Partido Liberal).

Encerrando seu mandato na Câmara Municipal em 31 de dezembro, após não conseguir a reeleição neste ano, o vereador José Maria Filho (União Brasil) pode integrar o novo governo. Segundo ele, em entrevista à Rádio Club nesta semana, Langaro lhe disse “diversas vezes” que se não conseguisse renovar seu mandato no Legislativo, “faria parte da equipe”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade