Ausências em lista de exonerações dão indicativos de continuidade na nova gestão da prefeitura de Palmas
Cinco nomes não constam nas portarias publicadas pelo prefeito Kosmos nesta quinta-feira (5).
Política
![transicao](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2024/12/transicao.jpg)
A ausência de cinco nomes do primeiro escalão da prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, nas portarias de exonerações publicadas nesta quinta-feira (5), dão indícios de continuidade no governo Daniel Langaro (PSD), que tem inicio no dia 1º de janeiro de 2025.
Até o momento, o prefeito eleito não fez qualquer menção pública a respeito de sua equipe de governo. Porém, já há três nomes certos: Jean Carlo Valduga, Sindy Luciane Lago e Thiago dos Santos Oliveira, que fazem parte da equipe de transição indicada por Langaro.
Das exonerações publicadas pelo prefeito Kosmos nesta quinta-feira, cinco nomes que ocupam cargos em comissão, não estão listados, indicando que podem, eventualmente, continuar no próximo governo.
Um deles é o do atual secretário de agricultura, Ivanir Dalanhol. Concorrente ao cargo de vereador nas eleições deste ano, com uma expressiva votação, mas não eleito, foi nomeado para a Secretaria pouco depois do pleito em que apoiou Langaro, devendo permanecer na função.
Servidor efetivo, Luiz Ziguer de Almeida atua em cargos de direção desde o inicio do governo Kosmos, em 2017, sendo atualmente o Secretário de Administração. Trabalhou efetivamente na campanha de Langaro e é um dos nomes que não constam nas exonerações.
Secretário municipal desde o primeiro dia de 2017, Felipe Zanoello, gestor da pasta do Desenvolvimento Econômico, nome especulado como um possível candidato à prefeitura neste ano, também deve seguir na administração em 2025.
A Procuradora-Geral do município, Candice de Carvalho, atua na função desde 2020 e pode permanecer no cargo, um dos principais na assessoria do prefeito municipal. O nome da Secretária Municipal de Saúde, Marília Forest, também ficou, até o momento, fora da lista de exonerações. Servidora de carreira, foi nomeada para o cargo em setembro do ano passado.
Outros nomes também circulam como futuros integrantes da equipe de governo do novo prefeito de Palmas. O vereador Marcos Gomes (Cidadania), reeleito em 2024, é dado como presença certa no gabinete. Nome forte da campanha e conhecido pela capacidade de articulação, é considerado uma peça importante para o novo governo.
Companheiro de primeira ordem de Langaro, desde a sua primeira disputa eleitoral, em 2016, Edilson Taques de Siqueira também é posto para ocupar alguma das secretarias. Professor de Educação Física e com atuação do setor rural, foi candidato a deputado estadual em 2022, pelo PL (Partido Liberal).
Encerrando seu mandato na Câmara Municipal em 31 de dezembro, após não conseguir a reeleição neste ano, o vereador José Maria Filho (União Brasil) pode integrar o novo governo. Segundo ele, em entrevista à Rádio Club nesta semana, Langaro lhe disse “diversas vezes” que se não conseguisse renovar seu mandato no Legislativo, “faria parte da equipe”.