Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de agosto de 2021
Rádios

Aulas da rede municipal devem ser retomadas a partir do dia 21 de julho em Saudade do Iguaçu

Inicialmente duas escolas da rede municipal devem receber os alunos presencialmente.

Educação e Cultura

por Evandro Artuzzi

001
Publicidade

Está previsto para a próxima semana o início gradativo das aulas na rede municipal de educação de Saudade do Iguaçu. Desde março de 2020, com o início da pandemia da Covid-19, as aulas têm acontecido de forma remota, ou seja, os alunos recebem as atividades na escola e, em casa, via grupos de celular ou vídeos enviados pelos próprios professores. Essa dinâmica deve mudar parcialmente com o retorno das atividades presenciais.

Na próxima quarta-feira (21) está agendado o retorno das aulas na Escola Municipal “Padre Felipe”. Já na segunda-feira (26) o retorno das atividades no CMEI “Sonho Encantado”. As escolas adotarão inicialmente o ensino híbrido, quando a turma é dividida com número menor de alunos, facilitando o distanciamento e o uso dos protocolos de segurança. No ensino híbrido, existe a possibilidade de, em uma semana, por exemplo, um grupo de de alunos participar das aulas de maneira presencial e na outra semana de forma virtual, possibilitando assim o revezamento dos alunos.

De acordo com o Secretário de Educação, Marcelo Giacomini, o início das aulas foi definido baseado no atual cenário da pandemia no município. “Para retornarmos as aulas, mesmo que de forma híbrida no início do segundo semestre, levamos em consideração os baixos índices de contaminação da COVID-19 atualmente em Saudade do Iguaçu, bem como o calendário de vacinação. Todos os professores da rede pública já estão vacinados com a primeira dose e até a próxima semana quando as aulas iniciarão boa parte da população também estará. Iniciaremos desta forma, acompanhando a evolução da pandemia em nosso município, as ações podem mudar a qualquer momento, mas estamos bem positivos quanto a volta as aulas”, disse.

De acordo com o prefeito Darlei Trento o transporte escolar também passaram pelas mudanças necessárias neste período de adaptação para o retorno. “O transporte escolar era uma questão de muita preocupação neste momento de retorno das atividades escolares, não seria justo um retorno apenas para os saudadenses residentes no perímetro urbano. Assim, decidimos dividir o município em duas grandes áreas, ou seja, em uma semana o transporte e as aulas acontecerão para os alunos de determinadas comunidades e na outra semana de outras. Isso tudo está sendo informado pela Secretaria de Educação aos alunos de cada comunidade como ficará. Esta medida foi adotada por que não são todos os alunos de uma comunidade, por exemplo, que escolheram voltar a maneira presencial, alguns optaram por continuar na maneira remota, mas é nosso dever oferecer transporte aos que optaram por voltar, e este transporte precisa ser com segurança e com distanciamento, dentro do que é necessário neste momento de pandemia. Precisamos destacar também, que o transporte é exclusivamente aos alunos. É um momento difícil, de muita adaptação para todos, mas o importante é sabermos que vai passar” comentou.

Publicidade
Publicidade

Inicialmente, o CMEI “Pequeno Anjo” não vai iniciar com suas atividades presenciais. Por atender crianças com idade entre 0 e 3 anos, optou-se por um retorno gradativo, dando mais segurança as famílias. (Com informações da assessoria)

Publicidade