Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Ato heroico de policiais militares salva vida de bebê vítima de afogamento

GeralPolíciaSegurança

por Evandro Artuzzi

Publicidade

“Saímos às ruas para preservar a vida, não para tirá-la”. Seguindo essa ideologia mais uma vida foi salva pela Polícia Militar de Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado. Na madrugada desta terça-feira (15) o ato de bravura de sete soldados salvou a vida de uma criança de apenas 12 dias.

[Grupo RBJ de Comunicação] Ato heroico de policiais militares salva vida de bebê vítima de afogamento — Bebê foi levada à UPA onde foi reanimada. Foto: Reprodução PM/PR
Bebê foi levada à UPA onde foi reanimada. Foto: Reprodução PM/PR

Por volta das 03h30 da madrugada o telefone 190 chamou e do outro lado da linha quem buscava o auxílio da PM não era nenhuma vítima de crime, mas uma mãe desesperada pelo fato da filhinha estar afogada. Em poucos minutos várias equipes que estavam nas ruas foram mobilizadas e compareceram na residência, que fica na Rua Indianapolis, na região Norte da cidade.

Num primeiro momento os policiais tentaram reanimar a criança utilizando-se da técnica de Heimlich (técnica de primeiros socorros para asfixia que deve ser realizada quando a vítima estiver engasgada, a fim de retirar um pedaço de alimento ou qualquer outro objeto da traqueia, facilitando a passagem de ar para os pulmões e evitando o sufocamento).

Como a tentativa de funcionou e o local fica bastante distante das bases do SAMU e Corpo de Bombeiros, os PMs decidiram transportar a criança por conta própria até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Assim que deu entrada, a criança foi deixada aos cuidados da equipe de plantão e dentro de alguns minutos foi possível ouvir seu choro, sinal de que estava tudo bem. O momento foi de alívio para todos.

Publicidade
Publicidade

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM/RBJ, o soldado Leonardo Stocco declarou que ouvir o choro da bebê deixou todos muito emocionados, mesmo aqueles que ainda não são pais, a exemplo dele.

“reação da equipe foi maravilhosa, eu ainda não sou pai, mas tem integrantes da equipe que tem filhos ai e eles se emocionaram bastante. Pra toda equipe foi uma sensação de alívio por que como relatou nosso oficial CPU da equipe, a gente não sai pra rua pra tirar vidas, a gente sai pra rua pra preservar vidas”, disse.

Além de Stocco, também participaram do atendimento os soldados Cover, Edivane, Cleomar, Fábio, Fernando e Rossato. A criança permaneceu em observação e ainda nesta terça-feira (15) teve alta. Segundo a família, a criança estava dormindo quando vomitou e acabou se afogando.

Em menos de um mês essa é a segunda criança salva por policiais militares em Francisco Beltrão. No dia 24 de julho, a pequena Laísa de 5 meses também se afogou e foi salva graças a atenção da soldado Schons. Por telefone, a PM orientou a família e a bebê voltou a respirar antes mesmo de chegar ao hospital.

Clique aqui e relembre o fato:

Publicidade