Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de junho de 2021
Rádios

Associação dos produtores de queijo artesanal do Sudoeste ganha sede em Chopinzinho

Entidade firmou parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acec), que cedeu o espaço.

AgriculturaGeral

por Evandro Artuzzi

0b67ae78-2ba3-4de7-a7f1-f2b5d44ffdea
Publicidade

Fundada em 2019, a Aprosud (Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste do Paraná) vem se consolidando no cenário regional e estadual. A última conquista da entidade, que representa produtores de vários municípios da região, foi à inauguração de uma sede para o atendimento dos associados e demais pessoas ligadas ao setor. A entidade está sendo acolhida pela Acec (Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho), que cedeu uma sala junto de sua estrutura para as atividades da Aprosud, atualmente presidida pelo produtor Claudemir Roos, de Chopinzinho.

A parceria foi consolidada na sexta-feira (21) com uma breve solenidade no auditório da Associação Comercial. Devido às restrições por conta da Covid-19, o ato contou com a presença de parte da diretoria, autoridades municipais e regionais e de alguns parceiros.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (Acec), Willian Ferri, a parceria faz parte da missão da entidade, que é fomentar e representar a classe empresarial, independente do setor. “Quando a gente olha para um agricultor, sempre foi criado um estigma que ele é um colono, mas não, ele é um grande empresário do ramo agrícola, que produz soja, milho e nesse caso aqui o queijo, então ele faz a economia girar e a Associação Comercial enxergou nessa necessidade da Aprosud, uma oportunidade de a gente participar desse desenvolvimento”, frisou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Associação dos produtores de queijo artesanal do Sudoeste ganha sede em Chopinzinho — Claudemir Roos é produtor de queijo em Chopinzinho e preside a entidade. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM
Claudemir Roos é produtor de queijo em Chopinzinho e preside a entidade. Foto: Evandro Artuzi/Extra FM

Para o presidente da Aprosud, Claudemir Roos, o convite da Acec se resume em felicidade, pois somente dessa forma a entidade tem um espaço físico para desenvolver suas atividades. “Nós como associação estamos distribuídos no Sudoeste, mas não dispúnhamos de um espaço físico, mas agora com esse convênio temos nosso endereço onde poderemos receber contatos para negócios e até nossas reuniões”, disse.

Publicidade
Publicidade

O prefeito de Chopinzinho, Edson Cenci, o Neco, prestigiou o evento e destacou a importância da produção de queijos no contexto regional, contribuindo para a melhoria de renda das famílias envolvidas e da economia dos municípios. Neco ainda aproveitou para garantir que a administração municipal será sempre parceira da Aprosud, dentro do que a legislação permitir. “Isso nos deixa muito feliz né, poder ver essa família do agronegócio, a família dos pequenos negócios né, que na soma eles são grandes, somos parceiros né, visto que é mais um negócio bastante pertinente, afinal, Chopinzinho ocupa a segunda colocação regional na produção leiteira”, comentou.

O fortalecimento e a organização da Aprosud na região têm sido acompanhados e apoiados por lideranças regionais e estaduais. É o caso dos deputados estaduais Wilmar Reichembach (PSC), Luciana Rafagnin (PT) e Professor Lemos (PT). Impedidos de estarem presentes no evento em Chopinzinho, os parlamentares encaminharam depoimentos reconhecendo a importância da entidade. O juiz da Comarca de Coronel Vivida, Carlos Gregório, também fez questão de enaltecer a organização dos produtores do Sudoeste, citando principalmente o fortalecimento da agricultura familiar em todos os municípios.

O médico veterinário e ex-prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, que acompanhou a fundação da Aprosud enquanto presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste) em 2019 também fez questão de ressaltar o fortalecimento da agricultura familiar, a partir da organização dos produtores de queijo artesanal.

Parceira da Aprosud, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus de Francisco Beltrão, também manifestou contentamento em saber da parceria entre Aprosud e Acec Chopinzinho. Uma mensagem da entidade foi encaminhada pela professora Andreia Badaró. E quem também fez questão de parabenizar a Aprosud foi o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Chopinzinho, Rogério Pereira dos Santos.

Publicidade
Publicidade

Uma das grandes parcerias da Aprosud em nível regional é Cooperativa Cresol. No último dia 17, as entidades formalizaram um convênio e a nova parceria com a Acec foi evidenciada pelo diretor de comunicação do Sistema Cresol, Luiz Panzer. A sede da Aprosud Sudoeste, em Chopinzinho, fica na Rua Santos Dumont, anexo a Acec, no bairro San Genaro.  Ouça no player abaixo a reportagem completa.

Publicidade