Assistência Social de Chopinzinho auxilia na emissão da credencial para estacionamento para idosos
Pessoas com mais de 60 anos de idade tem direito a credencial
Trânsito
por Edson Zuconelli
Localizadas principalmente na Avenida XV de Novembro, área central de Chopinzinho, as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, muitas vezes não são respeitas pelos motoristas.
É comum ver pessoas não idosas e sem qualquer deficiência estacionando os seus veículos nessas vagas especiais. E muitos pensam que estacionar nesses locais sem ser pessoa idosa ou sem possuir deficiência é apenas uma atitude moralmente incorreta, mas, na verdade, constitui infração de trânsito.
O artigo 182, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição é uma infração gravíssima e pode resultar em pena de multa, além de 7 pontos na CNH e remoção do veículo.
Ao contrário do que muitos pensam, usar somente o adesivo de pessoa idosa no veículo não é a forma regulamentada para utilização das vagas. Para utilizar a vaga, a pessoa idosa precisa solicitar a credencial, que pode ser feita através do site do Detran e permite uso em todo território nacional.
Em Chopinzinho, a Secretaria de Assistência Social Mulher e Família auxilia as pessoas que tenham dificuldade no acesso a internet. De acordo com a Secretária da pasta, Jennifer de Almeida, o atendimento é rápido basta a pessoa com idade a cima de 60 anos levar a CNH ou a Identidade emitida no Paraná.
A Secretaria de Assistência Social Mulher e Família atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, na Avenida XV de Novembro, bairro Cristo Rei, ao lado da Casa da Amizade.