Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Assistência Social de Chopinzinho auxilia na emissão da credencial para estacionamento para idosos

Pessoas com mais de 60 anos de idade tem direito a credencial

Trânsito

por Edson Zuconelli

idos
Foto: Assesoria.
Publicidade

Localizadas principalmente na Avenida XV de Novembro, área central de Chopinzinho, as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, muitas vezes não são respeitas pelos motoristas.

É comum ver pessoas não idosas e sem qualquer deficiência estacionando os seus veículos nessas vagas especiais. E muitos pensam que estacionar nesses locais sem ser pessoa idosa ou sem possuir deficiência é apenas uma atitude moralmente incorreta, mas, na verdade, constitui infração de trânsito.

O artigo 182, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição é uma infração gravíssima e pode resultar em pena de multa, além de 7 pontos na CNH e remoção do veículo.

Ao contrário do que muitos pensam, usar somente o adesivo de pessoa idosa no veículo não é a forma regulamentada para utilização das vagas. Para utilizar a vaga, a pessoa idosa precisa solicitar a credencial, que pode ser feita através do site do Detran e permite uso em todo território nacional.

Em Chopinzinho, a Secretaria de Assistência Social Mulher e Família auxilia as pessoas que tenham dificuldade no acesso a internet. De acordo com a Secretária da pasta, Jennifer de Almeida, o atendimento é rápido basta a pessoa com idade a cima de 60 anos levar a CNH ou a Identidade emitida no Paraná.

A Secretaria de Assistência Social Mulher e Família atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, na Avenida XV de Novembro, bairro Cristo Rei, ao lado da Casa da Amizade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade