Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Assistência Social de Chopinzinho ajuda idosos em cadastramento para vagas de estacionamento

Hoje o município conta com mais de três mil idosos, que representam cerca de 17% da população.

Trânsito

por Edson Zuconelli

placa idoso.
A legislação Federal diz que 5% das vagas devem ser destinadas a este público. Foto: Assessoria.
Publicidade

As vagas de estacionamento identificadas para idosos são pensadas para facilitar o trânsito desta faixa etária, estando, em geral, localizadas próximas à locais de serviço e utilidade, como farmácias, bancos e mercados. Para que possam utilizá-las, os idosos precisam fazer um cadastro online, que permite uso em todo território nacional. Para facilitar o acesso ao documento obrigatório, a Secretaria de Assistência Social está ofertando ajuda para o cadastramento.

Quem precisa da Carteirinha e não consegue emiti-la online pode procurar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h a secretaria, que uma equipe está instruída para colaborar com a emissão. É simples e rápido: os interessados precisam levar seus documentos pessoais, inclusive Carteira Nacional de Habilitação. Qualquer cidadão com mais de 60 anos pode emitir e não precisa necessariamente dirigir o veículo, mas estar junto no momento do uso.

As vagas exclusivas para idosos são sinalizadas com placas ou pinturas. Hoje Chopinzinho conta com mais de 3000 idosos, que representam cerca de 17% da população. A legislação Federal diz que 5% das vagas devem ser destinadas a este público. A credencial, depois de emitida, precisa ficar sob o painel do veículo, com a frente voltada para cima (onde constam os dados). A emissão é feita pela internet, no caso do Estado do Paraná, através de um cadastro no PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). (Fonte: Assessoria).

Publicidade