Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Assentados de Cel. Domingos Soares participam de reunião com Superintendência do INCRA

Agricultura

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Representantes de assentamentos do município de Coronel Domingos Soares estiveram na Superintendência do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Curitiba, na última segunda-feira (29), tratando sobre procedimentos e prazos da regularização das áreas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Assentados de Cel. Domingos Soares participam de reunião com Superintendência do INCRA — Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria

Os representantes dos Assentamentos Bom Retiro, Retiro I, Terra Boa, Estrela do Meio, Chico André e 27 de Outubro, estiveram acompanhados do empresário André Taques (MDB), do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária,  e do deputado federal Sérgio Souza (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional.

[Grupo RBJ de Comunicação] Assentados de Cel. Domingos Soares participam de reunião com Superintendência do INCRA

Um dos pontos apresentados pelos assentados ao Superintendente Regional do INCRA, Robson Bastos, foi a ocupação irregular de imóveis por pessoas que não possuem contrato assinado com o Instituto. Bastos lembrou que é proibida a venda desses imóveis por se tratarem de propriedades da União. Pontuou ainda que os títulos só serão entregues aos assentados que estiverem cadastrados e com contratos de ocupação regulares perante o INCRA.

Outra orientação repassada aos agricultores foi que qualquer assentado que necessite fazer parceria ou arrendamento, deve comunicar ao INCRA através de oficio, esclarecendo os motivos. O pedido será analisado e órgão decidirá se autoriza ou não.

Publicidade
Publicidade

O INCRA iniciou trabalhos de medição e demarcação topográfica dos assentamentos de Coronel Domingos Soares e outros municípios da região. Após a conclusão do georreferenciamento, juntamente com os trâmites administrativos, deve ocorrer a emissão e entrega dos títulos. Segundo informado pela Superintendência, a expectativa é de que até o primeiro semestre de 2022 sejam entregues os títulos aos primeiros assentamentos.

Fonte: Assessoria

Publicidade