Aspectos da cultura afro de Palmas integram livro da rede estadual de ensino
Caderno Pedagógico Oralidades Afroparanaenses está sendo entregue nas instituições de ensino do Paraná.
Educação e Cultura

Os colégios da rede estadual de ensino do Paraná passarão a contar com o livro “Caderno Pedagógico Oralidades Afroparanaenses” para o desenvolvimento de suas atividades, contando com conteúdos sobre a cultura africana e afro-brasileira. Aspectos da cultura africana na formação do município de Palmas também fazem parte da obra.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a ideia da publicação é disponibilizar um material para amplificar o conhecimento sobre a presença, participação e contribuição do povo negro na construção do Estado.
O ciclo do tropeirismo, com a presença de membros das comunidade quilombolas de Palmas, além de poemas que retratam personalidades negras do município, fazem parte do livro, que está sendo entregue nas instituições estaduais.
A organização do material foi da professora Edna Coqueiro em conjunto com Melissa Reinehr e Kandiero, do Centro Cultural Humaitá. Eles são autores do livro “Oralidades Afroparanaenses: Fragmentos da Presença Negra na História do Paraná”, que inspirou a criação do caderno. Ao todo, foram impressas 2.667 cópias, que serão destinadas às escolas para subsidiar o trabalho dos docentes com a temática da educação para as relações étnico-raciais.
O Caderno é resultado de uma parceria entre o Departamento da Diversidade/Coordenação da Educação das Relações Etnico Racial e Educação Escolar Quilombola da Seed com a Editora Humaitá e professores da rede.