Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de janeiro de 2021
Rádios

App da Polícia Militar do Paraná conta com opção “covid-19”

Cotidiano

por Angela Maria

news_interna_recorte1
a Polícia Militar do Paraná lançou o APP 190 – Emergência Paraná para o sistema iOS e também divulgou um balanço dos quatro meses de funcionamento do aplicativo, que está em uso em Curitiba e Região Metropolitana na versão para Android, lançada no início de outubro do ano passado. - Curitiba, 11/02/2019 - Foto: Soldado Priscilla Carvalho
Publicidade

O aplicativo 190 PR, é uma plataforma da Polícia Militar que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com ele é possível registrar fatos como: acidente de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências.

A novidade, é que entre as opções, a população vai poder também fazer denúncias sobre situações da pandemia do novo coronavírus. Os detalhes foram repassados na programação da rádio Onda Sul, pelo Major Pitz, subcomandante do 21º BPM de Francisco Beltrão.

[Grupo RBJ de Comunicação] App da Polícia Militar do Paraná conta com opção
Major Pitz, comandante do 21º BPM de Francisco Beltrão. Foto: Arquivo RBJ.

Ele explica, que as ocorrências com risco a vida, serão sempre prioritárias, e que as demais são atendidas conforme a possibilidade de uma viatura no local. Segundo ele, as denúncias relacionadas com a covid-19, são mais frequentes nos finais de semana e à noite.

“Nós estamos recebendo muitas chamadas, umas pelo aplicativo e várias via 190. Principalmente a parti de sexta-feira à noite, são muitas ligações de aglomerações de pessoas, de festas em residências, em estabelecimentos comerciais, bares, praças públicas, que a nossa equipe tem ir atender, sendo que poderia estar atendendo uma ocorrência de maior gravidade.”

Publicidade
Publicidade

Major Pitz também explica, que em algumas ocorrências é possível enviar vídeo e fotos e após o preenchimento do formulário, é iniciado um chat caso seja necessário maiores informações, e também é possível acompanhar todos os detalhes da ocorrência.

Outro fato que chamou a atenção nos últimos dias, foi o grande número de ocorrências de falso sequestro no município, assunto também abordado durante a entrevista. O subcomandante deu dicas e orientações para a população ficar atenta e evitar cair no golpe. Acompanhe:

Foto: AEN

Publicidade