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Grupo RBJ de Comunicação,
19 de abril de 2024
Rádios

Após notificação do Tribunal de Contas, prefeitura de Palmas reduz despesas com cargos comissionados

De acordo com o TCE, município estava gastando acima do permitido.

Geral

por Guilherme Zimermann

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Após ser notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a Prefeitura de Palmas precisou reduzir suas despesas com a remuneração de servidores comissionados mediante a readequação do quadro de funcionários com tal vínculo. Gastos desse tipo estavam sendo feitos pelo município acima do permitido durante o período da pandemia de Covid-19.

Conforme o artigo 8º, inciso IV, da Lei Complementar nº 173/2020, todos os órgãos da administração pública estão proibidos, até o encerramento de 2021, de promoverem novas nomeações para cargos em comissão, a não ser que estas sirvam para repor funções em aberto e desde que não haja aumento de despesa.

No entanto, conforme detectado pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) – unidade técnica do TCE-PR responsável pela fiscalização concomitante dos atos praticados pelos administradores públicos municipais do Paraná -, entre maio de 2020 e o mesmo mês deste ano, os gastos com a folha de pagamento de comissionados do município haviam crescido 41% em razão do provimento de cargos em desacordo a legislação.

Orientação

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Diante disso, foi encaminhado Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) à Prefeitura de Palmas. Por meio do documento, a administração local foi orientada a retomar o nível das despesas citadas ao patamar registrado quando da promulgação da norma que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Em resposta, o município informou que regularizou a situação por meio do desligamento de alguns funcionários e do remanejamento de outros para cargos com remuneração inferior. Com isso, a CAGE estima que a prefeitura deve economizar, até o fim do ano, R$ 888.806,47.

Fonte: TCE-PR

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