Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Apesar do calorão, consumo de água na região de Palmas se mantém estável

Em algumas localidades do Paraná, consumo subiu mais de 30% em comparação ao ano passado.

Clima

por Guilherme Zimermann

210916RF_torneira-falta-dágua-013
Foto: Rafaela Felicciano.
Publicidade

Enquanto diversas regiões do Paraná registram aumento expressivo no consumo de água devido às altas temperaturas, Palmas e outros municípios da Gerência Regional da Sanepar de Pato Branco têm apresentado uma situação diferente. Apesar do calor, o consumo médio na região tem se mantido nos mesmos níveis de 2024 e, em algumas cidades, até mesmo uma redução foi observada.

Em cidades como Curitiba, por exemplo, nos dias em que as temperaturas superaram os 30°C, o consumo de água foi cerca de 10% maior do que o habitual. Na Lapa, Região Metropolitana da capital, o volume de água produzido teve um aumento significativo de 33%. Já na região Noroeste, onde estão municípios como Paranavaí, Umuarama e Maringá, o crescimento médio foi de 11%, enquanto em Londrina, no Norte do Estado, o consumo subiu mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Informações levantadas pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club junto à Sanepar apontam que na área atendida pela Gerência Regional de Pato Branco, o consumo se manteve estável, mesmo com as altas temperaturas. Em Palmas, na primeira quinzena de fevereiro o consumo subiu quase 5%, um aumento considerado baixo e que não afeta o sistema de abastecimento.

Mesmo com a estabilidade na região, a Sanepar reforça a importância do uso consciente da água. Pequenos hábitos, como reduzir o tempo no banho, evitar desperdícios na lavagem de calçadas e reutilizar a água sempre que possível, contribuem para manter o abastecimento equilibrado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade