Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
17 de abril de 2021
Rádios

Analista do TCE-PR comenta sobre Índice de Transparência dos municípios

Cotidiano

por Guilherme Zimermann

marcus_vinicius_machado
Publicidade

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou na última semana, o Índice de Transparência das prefeituras do Estado. O indicador apresenta o ranking dos municípios, com suas pontuações que medem o grau de transparência dos portais eletrônicos das prefeituras municipais.

Em entrevista à Rádio Club de Palmas, o analista de controle do Tribunal de Contas, Marcus Vinicius Machado, destacou que o objetivo do levantamento foi avaliar pontos considerando a perspectiva do usuário comum, que busca informações sobre a administração do seu município.

A pesquisa foi realizada nos portais dos 399 municípios do Estado, através de uma parceria entre o TCE e a Universidade Positivo. O trabalho se estendeu durante seis meses.

Salienta que o índice será um parâmetro de avaliação da transparência do município, possibilitando que os órgãos públicos melhorem suas notas no decorrer do tempo. Além disso, futuramente o Índice de Transparência também integrará a prestação de contas anual dos municípios. Outro ponto destacado, é que neste ano o levantamento será realizado novamente, estendendo-se também para os portais de transparência das Câmaras de Vereadores. Ouça a entrevista no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Foto: Arquivo/TCE-PR

Publicidade