Amsop reúne entidades para debater erradicação da brucelose e tuberculose nos rebanhos
Programa Leite Sudoeste vai focar na sanidade dos rebanhos e aumento de produção
Agricultura
por Lucas Maciel

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – Amsop, realizou evento com diversas entidades ligadas aos setores de agropecuária para lançar a o programa Leite Sudoeste 2 que terá como foco a erradicação da brucelose e tuberculose nos rebanhos, além do desenvolvimento da qualidade e produtividade.
O sudoeste possui a maior bacia leiteira do Paraná com 1,8 bilhão de litros de leite por ano e o programa foi lançado pela entidade pela primeira vez em 2011, garantindo a qualificação de produtores.
No encontro realizado na sede da entidade, participaram representantes das Comissões de Agricultura e Meio Ambiente da Amsop, Associação dos Secretários Municipais da Agricultura do Sudoeste (Assema), secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e IDR-Paraná.
O programa prevê ações conjuntas entre os municípios da região com um cronograma que prevê agilidade no auxilio aos produtores para tornar a região a primeira a erradicar as doenças
De acordo com a Adapar, o sudoeste registrou, em 2024, 22 focos de brucelose, que levaram ao sacrifício de 56 animais. Já de tuberculose, foram 36 focos e 258 animais abatidos.