Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de fevereiro de 2021
Rádios

Amsop realiza reunião em preparação à audiência pública que debaterá pedágio na PR-280

No encontro foram apresentadas propostas que serão debatidas na audiência pública no próximo dia 19.

Política

por Lucas Maciel

corredor do sudoeste
Publicidade

A concessão da PR-280 foi tema de discussão nesta sexta-feira (12) na Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

O empresário Edson Campagnolo, ex-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) foi convidado para debater o “Corredor do Sudoeste” e apresentar as propostas elaboradas por diversas entidades para o modelo de concessão.

“Foi um encontro muito importante para debatermos as melhores alternativas e nos prepararmos para a audiência pública do dia 19. Essa interação com a sociedade civil, que é a essência da Amsop, certamente terá bastante relevância para chegarmos ao melhor modelo de concessão para o Sudoeste”, afirmou o presidente da Amsop, prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

Durante a reunião, Campangnolo apresentou o modelo de concessão que foi proposto pelo Governo Federal e o tema será debatido em audiência pública que será realizada na sede da Amsop no próximo dia 19 de fevereiro.

Publicidade
Publicidade

Também participaram do encontro, o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, que representou o vice-presidente da Amsop, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, prefeitos que compõem a Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, bem como, vereadores, empresários,  representantes de cooperativas e sindicatos, e de associações comerciais e industriais.

Propostas apresentadas pelo Governo Federal / propostas encaminhadas na reunião deste dia 12:

1- Proposta do Governo Federal: leilão híbrido – primeira fase – desconto máximo 17%. Segunda fase – desempate maior outorga.

Proposta da Amsop: contrária ao modelo híbrido. Concessão das rodovias pelo menor preço sem outorga e sem limite de desconto.

Publicidade
Publicidade

2- Proposta do Governo Federal: trecho duplicado 100% – acréscimo de 40% nas tarifas.

Proposta da Amsop: redução nas tarifas dos trechos duplicados de 40% para 30%.

3- Proposta do Governo Federal: exclusão do trecho da PR-280, entre Pato Branco e Palmas (trevo do Horizonte).

Proposta da Amsop: inclusão no lote 6 (PR-280), do trecho entre Pato Branco e Palmas (trevo do Horizonte), sem duplicação, com tarifas reduzidas apenas para a manutenção do trecho.

Publicidade
Publicidade

4- Proposta do Governo Federal: contorno Francisco Beltrão – Marmeleiro.

Proposta da Amsop: estudo para alteração do traçado do contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, proposto pela ACIMAR (Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro)

Contorno de Marmeleiro:

Sobre o projeto do contorno entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, previsto no novo modelo de concessão, o prefeito de Marmeleiro, Paulo Pilatti, sugeriu a análise de um novo traçado, acolhendo sugestões da sociedade civil, como o projeto desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro (Acimar).

Publicidade
Publicidade

Com assessoria.

Publicidade