Está acontecendo nesta sexta-feira (22) no ExpoTrade, em Pinhais, a final do programa Empreendedor Rural. O evento, que reúne cerca de 5 mil produtores de todo do Estado, é organizador pela Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná), Senar, Fetaep e Sebrae/PR. Neste ano, a programação do evento segue o tema “Liderança Rural”, com objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e discutir as relações entre poder e liderança e inciativa empreendedora.

Vencedores do PER

Durante a programação do evento, após o almoço, serão apresentados os 10 projetos finalistas do PER 2019, com o anúncio dos três grandes vencedores desta edição. Como prêmio, eles receberão uma viagem técnica internacional em 2020, com finalidade de conhecer a realidade do setor e produção agrícolas de outros países. A atração musical de encerramento da festa ficará por conta do cantor Daniel.

  • Compartilhe no Facebook

Caravana de Chipinzinho e de Dois Vizinhos na chegada do evento, no ExpoTrade, em Pinhais. Foto de divulgação

Chopinzinho está presente

O Sindicato Rural de Chopinzinho está participando do evento. A caravana, formada por cerca de 20 pessoas, saiu de Chopinzinho na manhã de quinta-feira (20). O presidente do Sindicato Rural, Tadeu Acorsi, acompanha o grupo. Em Entrevista à Extra FM, ressaltou a importância do programa Empreendedor Rural para o fortalecimento da agricultura do Estado. Segundo ele, não basta o produtor plantar e colher, é necessário que ele tenha preparo para potencializar a produção.

Jovens empreendedores de Candói

O município de Candói está na final do Empreendedor Rural. Os jovens Gilso Mis e Alexsandro Rodrigues, do Sitio Sepultura localizado na comunidade de Rio Novo. Ambos, que estão frequentando o curso de técnico agrícola, desenvolveram na propriedade um projeto de Compost Barn, com objetivo de melhorar as condições do rebanho de vacas leiteiras da propriedade.

Em entrevista à Extra FM, ambos comentaram sobre a participação no evento e não esconderam a felicidade de ter o projeto classificado. “É um momento único, mesmo que a gente não fique entre os três vencedores, já estamos satisfeitos só pelo fato de ter nosso projeto classificado para a final”, disse Gilso.

  • Compartilhe no Facebook

Gilso e Alexsandro na recepção do empreendedor. Foto: Evandro Artuzi/RBJ