Começa domingo (01) a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa no Paraná. Em Chopinzinho, Sulina, Saudade do Iguaçu e São João, aproximadamente 112 mil cabeças de bovinos e bubalinos devem ser vacinados de 01 a 30 de novembro.

A vacinação e comprovação são obrigatórias, o produtor pode ser multado caso não cumpra as exigências segundo destaca o Médico Veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Chopinzinho, Leonardo Rezende Vieira, “o produtor que deixar de vacinar até 10 cabeças, ele sofre a multa de 799 reais, caso seja acima de 10 animais, esse valor passa a ser R$ 79,90 por cabeça”.

Outro ponto que o produtor deve ficar atento é o transporte da vacina, o qual deve ser realizado em recipiente com gelo, “é importante que ele transporte a vacina em gelo. Então precisa levar até a loja uma caixa, preferencialmente de isopor, para manter a temperatura de refrigeração. A loja não está autorizada a vender a vacina ao produtor que não levar essa caixa ou algum recipiente que mantenha a temperatura”. A empresa deve fornecer o gelo.