Chegando na última semana da campanha de vacinação contra a febre aftosa, os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares já imunizaram cerca 60% do rebanho, que totaliza mais de 73 mil cabeças nos dois municípios.

A médica veterinária Bruna Amates, da unidade da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) de Palmas, lembra aos bovinocultores que a campanha se encerra na sexta-feira (30), prazo final para a vacinação e comprovação. Dessa forma, os trabalhos devem se intensificar no decorrer desta semana, para que os municípios atinjam as metas de imunização.

Outro lembrete da Adapar é sobre a possibilidade de escassez de vacinas nas casas agropecuárias. Caso os produtores não encontrem o material, a orientação é que procurem a unidade da Adapar, para relatar o fato.

A comprovação de vacinação deve ser feita na Unidade da Adapar ou pela internet acessando a página da agência (www.adapar.pr.gov.br). A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), variando conforme o número de animais, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.