Aconteceu nesta sexta-feira (30), em Francisco Beltrão, o 1º Seminário do Dia Internacional do Cooperativismo. O evento foi organizado pela Unicafes Paraná (União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) em parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Realizado no Auditório da Unioeste, o seminário reuniu representantes de sindicatos, cooperativas, agricultores da região, além de estudantes. O tema debatido foi “Cooperativismo Solidário: as pessoas no centro do Desenvolvimento”.

Para o Presidente Nacional da Unicafes, Vanderley Ziger, “o objetivo foi sentar aqui com diversos autores, pesquisadores, pessoas que fazem o dia a dia das cooperativas. Estamos falando de um cooperativismo jovem, 20 anos e envolve a Cresol, Unicafes, o sistema como um todo. Então é necessário pensar para onde vamos caminhar”.

No período da manhã aconteceu um painel para debater a temática do evento. Na parte da tarde, aconteceu o debate sobre “A importância do Cooperativismo para o Desenvolvimento Regional”. O debate envolveu o Deputado Federal Assis do Couto; do professor universitário, escritor e político, Ciro Gomes; e o professor e vice-reitor da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) campus Chapecó, Antônio Inácio Andrioli.

“A gente tem que apostar no novo, numa nova institucionalidade do país e deve-se intender que o congresso brasileiro é o santuário da democracia. 76% dos brasileiros, seis meses depois da eleição não lembra o deputado federal em quem votaram. Precisamos ajudar nosso povo a entender que o mal institucional do país é a variável do congresso nacional”. Destaca Ciro Gomes.

Segundo Ziger, “mesmo com a crise econômica, o cooperativismo tem crescido, se fortalecido. Tanto no setor agropecuário, quanto no setor de serviços, crédito. É importante ter essa avaliação feita pelo Ciro Gomes que debateu alguns elementos macroeconômicos e que de alguma forma, o que podemos esperar do país”.

Na parte externa do evento, agricultores familiares estavam expondo produtos e artesanatos. O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no primeiro sábado de julho.