Caminhando para regularização da produção do queijo de leite cru no Município, um das ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio ambiente é um cadastro de interessados na modalidade. Esta é mais uma oportunidade para o produtor de leite, que ganha mais valor agregado no produto do que no leite in natura.

Quem tem interesse, deve procurar a pasta, no horário normal de funcionamento e repassar suas informações pessoais e volume de leite que pensa em transformar. Deste modo, será possível determinar a expectativa de produção. Depois desta etapa, os veterinários farão exames de brucelose e tuberculose no gado. Também, a Vigilância Sanitária fará coletas de água. Na sequência, em parceria com a EMATER, entidade que está auxiliando no processo, serão ofertados cursos e treinamentos de boas práticas.

No momento atual, os produtores teriam diferença expressiva no ganho, com a venda do queijo invés do leite in natura. O processo de regularização ganhou força com o estabelecimento de legislação nacional, do dia 19 de julho. Em âmbito estadual, Chopinzinho é pioneira. “Eliminando a pasteurização, o produtor tem que processar o leite com alta qualidade, para permitir que ele tenha retorno e garantindo a segurança alimentar do município. Chopinzinho vai sair da frente, hoje o Paraná não tem nenhum Município que tenha esta regularização” explica o Secretário de Agricultura, Idevaldo Peretti.

Na segunda-feira (23), aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores, organizada pela EMATER e o legislativo para discussão do tema, com a presença de diversos entes envolvidos no processo, como vigilância sanitária, Prefeitura,  representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Serviço de Inspeção Municipal. Cada ente estabeleceu ações para avanço da regularização, buscando soluções e viabilizando a produção e venda de queijo de leite cru.

Em entrevista à Extra FM, o secretário de agricultura Idevaldo Pereti destacou que a união de todas as forças vai possibilitar, sem dúvida, a produção e a comercialização de queijo por agricultores familiares de Chopinzinho.

Da redação, com informações da assessoria 

  • Compartilhe no Facebook

Secretário Pereti foi entrevistado no Jornal da Extra – Primeira Edição.