Aconteceu na última quarta-feira (04) a  IV Conferência Regional de Segurança Alimentar, no auditório da UNIOESTE, no bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão. Foi uma Conferência macro regional que envolveu os 42 municípios de abrangência dos Núcleos Regionais da SEAB (Secretaria da Agricultura e Abastecimento) de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, praticamente representantes de toda a região Sudoeste do Paraná, participaram do evento.

Os representantes foram eleitos como Delegados nas conferências municipais, e vieram com a responsabilidade de trazer as demandas municipais priorizadas pelos participantes. Uma forma democrática da participação da sociedade em discussões sobre o tema.

  • Compartilhe no Facebook

A importância do tema neste ano “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”, procurou saber da sociedade civil a melhor forma de desenvolver politicas públicas que atenda o desenvolvimento da economia local do pequeno produtor rural, o acesso á alimentação em quantidade e qualidade adequada, como também provocará o pensamento e a necessidade de cuidados com o desperdício de alimentos e a geografia da fome em nossa região.

A Chefe do Núcleo Regional (Seab) de Francisco Beltrão, Denise Chiapetti Adamchuk, avaliou de forma positiva, a Conferência Regional de Segurança Alimentar.”A avaliação foi muito positiva, ficamos bem felizes, este é um grupo bem seleto que irá compor a Conferência Nacional em Curitiba no mês de agosto. Quem realmente participou dessa Conferência Macro Regional, foram pessoas lá dos seus municípios, já selecionadas e dispostas a colaborar, ligadas a agricultura, pecuária e nutrição alimentar. A gente fica feliz, é o Sudoeste construindo políticas públicas para a nossa realidade”.

Essa demanda será levada por 27 pessoas que foram eleitas como delegados, para representar a região na Conferência Estadual que acontece em agosto, em Curitiba.