Foto: Jhonatan Coppini
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Jhonatan Coppini

Propriedades rurais de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina, passarão por estudos de viabilidade sobre o potencial do município para a atividade da piscicultura. Agricultores participaram de uma palestra, onde foram expostas algumas das características do setor, apontado com um mercado emergente, visto que o consumo de peixe dobrou no Brasil nos últimos dez anos.

A palestra foi conduzida pelo zootecnista, Manoel dos Santos Pires Braz Filho. Com cerca de 35 anos de experiência na área de aquicultura, ele falou sobre aplicação de técnicas com sistemas de aeração, reuso de água e alimentação alternativa para o pescado, todas voltadas à melhoria da produtividade e redução de custos.

O especialista será o responsável pelo diagnóstico de dez propriedades de Passos Maia, onde serão realizados testes de análise da água, exame da área disponível e outras avaliações.

O trabalho de estudo de viabilidade de cada propriedade é oferecido gratuitamente aos produtores, por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Sebrae. Com cerca de 500 propriedades rurais, a estimativa é que Passos Maia tenha mais de cem com potencial para o desenvolvimento da piscicultura.