A presidenta Dilma Rousseff esteve nessa segunda-feira (04) no município de Cascavel, região oeste do Paraná, onde participou da abertura do Show Rural Coopavel 2013, fez a entrega de 29 retroescavadeiras para municípios da região oeste e sudoeste, além de anunciar investimentos.

 

Em seu discurso a presidenta comentou que o Brasil pratica uma receita vencedora, “nós praticamos uma receita vencedora que é fazer com que toda nossa vantagem cooperativa de sol, solo, qualidade de nosso produtor se some com o que a de mais avançado tecnologicamente. Essa receita de sucesso que é juntar nossa capacidade de trabalho, o nosso empreendedorismo”. 

 

Dilma evidência a força da agricultura paranaense e destaca a produção recorde de grãos, “é muito importante reconhecer o vigor e a capacidade da agricultura paranaense. Essa pujança é inquestionável. Eu tive acesso a dois números que mostram muito bem este fato, a safra de grãos do Paraná este ano deve ser 12% maior que no ano passado, o estado deverá responder por 19% da produção recorde de grãos estimada para o Brasil nesta safra”.

 

Na ocasião, ela fez a entrega de 29 retroescavadeiras, sendo 20 para municípios do oeste e nove para cidades do sudoeste. Em nome dos prefeitos e municípios beneficiados, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, destacou que os equipamentos vão ajudar no setor produtivo, “representar os 29 prefeitos que aqui estão e que irão receber as retroescavadeiras do governo federal, eu tenho a certeza absoluta que vai ajudar muito no setor da produção”.

 

 

Para o Deputado Estadual, José Lemos, a vinda da presidenta ao estado do Paraná foi importante, a qual participou pela primeira vez do Show Rural e anunciou recursos importantes para as cidades com até 50 mil habitantes, “foi muito importante à presença da presidenta Dilma. A primeira presidente a visitar Cascavel. Ela trouxe várias informações importantes para agricultura, mais que informações ela anunciou investimentos importantes. São retroescavadeiras que serão entregues para todos os municípios com até 50 mil habitantes. Ela também anunciou recursos para a agroindústria, infraestrutura, a qual destacou o investimento de mais de seis bilhões em ferrovias no Paraná, e também a duplicação da rodovia 163 que passa pelo oeste e corta o sudoeste do estado”. Comenta Lemos.

 

Em sua 25º edição o Show Rural Coopavel se tornou reverência internacional, segundo comenta o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), “posso testemunhar o crescimento e a consolidação do Show Rural Coopavel ao longo dos 25 anos de existência. Este evento tem atraído a cada ano um número maior de visitantes, autoridades de várias partes do mundo, que vem aqui conhecer o exemplo que o Paraná dá ao Brasil e ao resto do mundo, já é referência internacional o Show Rural”. Frisa Beto Richa.

 

Os municípios que receberam as retroescavadeiras são Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Diamante do Oeste, Formosa do Oeste, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Planalto, Realeza, São Jorge do Oeste e Verê.