Um programa para o desenvolvimento da piscicultura em pequenas propriedades rurais está em estudos por parte da administração municipal de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina. Está prevista para o mês de março, uma palestra onde o programa será detalhado e interessados poderão buscar mais informações.

O prefeito Leomar Listoni esteve reunido com o coordenador de projetos do Instituto Aequitas, Flávio Melo, responsável por conduzir o planejamento, para montar um cronograma sobre as ações do programa. Melo explicou que o primeiro passo será a palestra, onde será explanado o potencial da cadeia da piscicultura, as formas de manejo, a integração com outras cadeias produtivas e o potencial de mercado. Após isso, será realizada a seleção dos produtores e o estudo de viabilidade de cada propriedade. O município passará também por uma análise sobre o potencial de mercado para os derivados de peixe, para que os produtores já tenham estimativas do quanto será necessário produzir.

Através da prefeitura, deverá ser firmada uma parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para garantir incentivos. Conforme o prefeito, Passos Maia possui cerca de 500 propriedades rurais, com pelo menos 150 com eventual potencial para piscicultura. Os produtores integrantes do projeto contarão com acompanhamento técnico ao longo do processo de produção, por meio de visitas nas propriedades.