Um dos assuntos do programa Além da Notícia deste sábado (01), da rádio Onda Sul, foi bioinsumos e as perspectivas para as novas formas de controle nas culturas. Na bancada, participaram os engenheiros agrônomos Orley Lopes, do Crea-PR e Ericson Marx, do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

Bioinsumo é o produto, processo ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários. Nesse sentido, o foco principal, segundo eles, é usar a nova tecnologia como fertilizantes e defensivos agrícolas, para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, um dos pilares da economia do país.

Os bioinsumos abrangem desde sementes, fertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, extratos vegetais, defensivos feitos a partir de microorganismos benéficos para controle de pragas e doenças. Para os engenheiros, esta prática além de contribuir significativamente com o meio ambiente, é uma inovação onde muitos bilhões poderão ser economizados nos próximos anos.

Para os profissionais, todos os produtores, seja em propriedades grandes ou pequenas, orgânicos ou convencionais e de demais segmentos, serão contemplados. Acompanhe: