O Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Reni Denardi, esteve em Honório Serpa, na noite da última sexta-feira(05) quando palestrou aos vereadores, presidentes de associações, sindicatos e cooperativas pertencentes da agricultura familiar, sobre os programações  e ações do Ministério.

Para o presidente da Acamsop M 14, Valcir Alves, o objetivo do evento foi possibilitar  às lideranças uma série de informações para que possam desenvolver suas ações políticas junto aos agricultores, visando auxiliá-los em suas atividades.

“Hoje a Agricultura Familiar é responsável  pela maior porcentagem da produção  de alimentos  no  Brasil  e não  é diferente em  nossa região . Por isso,  escolhemos  Honório  Serpa como  cidade anfitriã para este evento,  por ter a maior concentração  da população na  área rural,  e principalmente na agricultura familiar”.

Para o palestrante, o MDA vem  desenvolvendo  este trabalho  de aproximação, divulgação e esclarecimento aos agricultores  e lideranças sobre os programas e ações do  Ministério de Desenvolvimento Ágrario,  possibilitando melhor acesso a estas politicas publicas.

Citou os programas da Alimentação Escolar, que determina a utilização de no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas.

Na palestra também abordou sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de distribuição de Maquinários para municípios com  menos de 50 mil habitantes, dentre outros de aplicação nos municípios da região.