Foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) uma reunião com agricultores e lideranças com o objetivo de conhecer o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Sanidade Animal (Consad) de São Miguel do Oeste (SC). A reunião teve início às 9 horas e foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Itapejara d’Oeste.

Caso o município decida fazer parte do Consad, as agroindústrias poderão comercializar seus produtos para qualquer cidade do território nacional. O vereador e presidente do legislativo municipal, Edson Azeredo, diz que, “é uma iniciativa com as agroindústrias, expondo para executivo e depois ao legislativo para atribuir junto com essa lei e que o município venha a aderir o consórcio a exemplo de outros municípios da região sudoeste”.

Segundo Azeredo, caso o município aceite participar, até a metade de 2015, as agroindústrias estarão autorizadas a vender seus produtos para fora da região, “o prazo ainda não conseguimos determinar, vai depender da agilidade do executivo, processo burocrático por parte da vigilância, enfim, que a gente consiga fazer que as agroindústrias o tão rápido possam estar se adequando. Teve município que foi mais rápido, caso de Marmeleiro. Então esperamos que dentro do ano de 2015, dentre cinco meses a gente esteja com toda parte burocrática encaminha para poder viabilizar isso as agroindústrias”.

O consórcio integra municípios do estado de Santa Catarina e Paraná. Atende as medidas do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Suasa) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“Grande oportunidade de o produtor aumentar sua produção e de buscar mercados fora do município”. Destaca o vereador.