A estação experimental do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) de Palmas, Sul do Estado, realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, um Dia de Campo sobre novas tecnologias em porta enxertos para produção de maçãs.

Conforme o diretor da unidade, Wilson Schveiczrski, o evento destaca-se por conta da falta de opções para a produção, uma vez que atualmente existe apenas um tipo de porta enxerto em uso no país.

Com isso, o IAPAR, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), IFPR (Instituto Federal do Paraná) e a empresa Agromillora estão trabalhando com um novo tipo de porta enxerto, desenvolvido nos Estados Unidos. O CG (Cornell-Geneva) destaca-se, entre outros aspectos, pela resistência ao pulgão-lanígero, melhor ramificação e ângulo de abertura dos ramos, incremento de produtividade e tolerância à doença do replantio.

Destaca Schveiczrski que o Dia de Campo é destinado a produtores, técnicos, engenheiros e estudantes da área da agronomia e fruticultura. O evento será realizado Estação do IAPAR, na rua Tertuliano Bueno de Andrade, no bairro Aeroporto.