Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveram um software interativo que auxilia no diagnóstico rápido das principais doenças, pragas e questões nutricionais das culturas da maçã, do morango e do pêssego. Denominado Uzum, o sistema é gratuito, conta com inteligência artificial e foi desenvolvido para apoiar técnicos e produtores dessas cadeias produtivas.

A proposta inicial surgiu em 2011, a partir do Uzum Web Uva, lançado em 2011, a Empresa de pesquisa decidiu ampliar a plataforma e trabalhar no desenvolvimento do sistema para outras culturas. Todos os sistemas estão disponíveis na página da Embrapa.

De acordo com a Embrapa, para cada uma das culturas, foram selecionados pesquisadores especialistas nas áreas de pragas, doenças e distúrbios fisiológicos, que integraram o projeto de pesquisa.

Respondendo a perguntas-chave e comparando os sintomas do pomar com as fotos-padrão exibidas pela ferramenta, o usuário interage com o sistema a fim de chegar a uma identificação de possíveis causas do problema observado ao terminar o questionário.

O sistema também oferece o acesso às recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e lista de links de publicações que fornecem informações adicionais detalhadas sobre cada um dos distúrbios. Atualmente, o sistema é capaz de diagnosticar 22 distúrbios da maçã, 22 do pêssego e 23 do morango.

Fonte: Embrapa