Enquanto o cultivo de trigo na microrregião de Francisco Beltrão deverá alcançar os 92 mil hectares, na região de Pato Branco, não deve ultrapassar os 55 mil hectares nesta safra que está sendo iniciada com a fase de plantio.

Conforme o engenheiro do DERAL( Departamento de Economia Rural), Josemar Banach Fonseca, nos 15 municípios da microrregião já se chegou a plantar 90 mil hectares, mas nos últimos anos  a área tem sido reduzida praticamente pela metade.

“Embora com um pequeno incremento neste ano, a área deverá manter uma certa estabilidade em comparação com o que se plantou nas safras mais recentes”, explicou. Na microrregião de Palmas, tendo o município de Mangueirinha como o maior produtor, o cenário seguir a tendência de toda a região. Outra cultura de inverno que deverá apresentar redução é a cevada.

Explicou que os produtores dos municípios de Palmas, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares sofreram prejuízos nas últimas safras por conta de questões climáticas e de mercado e ficaram desmotivados para retomar o plantio, optando por ocupar as áreas com pastagens.

 

Leia mais –

DERAL AVALIA SAFRA 2012-2013 NA REGIÃO

COLHEITAS DA BATATA E MAÇÃ QUASE NO FINAL

COMEÇA PLANTIO DO TRIGO NA MICRORREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO