A Secretaria Municipal de Agricultura de Saudade do Iguaçu, começou as atividades no campo demonstrativo para a realização do  “Dia de Campo”, que ocorrerá em agosto, com data ainda à ser confirmada. O evento abordará a importância da adubação verde nas áreas agricultáveis e diferentes pastagens de inverno disponíveis para a nossa região.

“Este tipo de evento traz a oportunidade para os agricultores observar e comparar as diferentes tecnologias de sementes e manejos relacionados à conservação e utilização do solo. Serão mostrados 27 materiais genéticos indicados e mais utilizados no município, entre aveias, azevéns, trevos, etc, além de consorciação de algumas espécies forrageiras ou de cobertura”, comentou o prefeito municipal Mauro Cenci.

A técnica de consorciação, conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura, é a utilização de duas ou mais espécies de planta em uma mesma área, processo qual traz o sinergismo como principal objetivo, ou seja, a soma das qualidades de duas ou mais plantas para um bem maior, que no caso é a conservação ou manejo correto do solo. O Dia de Campo pretende mostrar também aos bovinicultores os materiais disponíveis para a alimentação do gado no período de inverno, auxiliando as futuras tomadas de decisões na atividade, principalmente na área da bovinocultura leiteira, a qual é um dos principais pilares da economia municipal.

“Neste primeiro momento os técnicos da Secretaria de Agricultura estão empenhados no preparo do terreno, adquirido pela Administração Municipal ainda no ano de 2016, localizado ao lado da rodovia que liga Saudade do Iguaçu aos municípios de Sulina, São João e Chopinzinho”, frisou o prefeito.